Bonito News
Cotação

Após vídeo do 'purê de barata', Vigilância visita restaurante e acha tudo regular

Publicado em 28/12/2016 09:30 Editoria: Cidades News sem comentários Comente!


A fiscalização da Vigilância Sanitária de Campo Grande realizada nesta terça-feira (27) não encontrou irregularidades no restaurante Mistura Grill do Shopping Norte Sul Plaza, que foi denunciado nos últimos dias nas redes sociais por um cliente que teria encontrado uma barata na comida.

De acordo com Mônica Tischer, chefe do Serviço de Fiscalização de Alimentos da Vigilância Sanitária, divisão ligada à Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o restaurante atende todas as exigências legais para o funcionamento e apresenta boas condições de higiene, além de que a licença sanitária do estabelecimento tem validade até Agosto de 2017, quando vence o prazo de um ano da concessão e quando o documento deverá ser renovado.

A equipe de inspeção que esteve no local constatou que as dedetizações no restaurante estão em dia e que têm frequência mensal, conforme apontaram os relatórios e planilhas apresentadas à equipe. "Ninguém sabe como supostamente essa barata foi parar lá, não é possível apontar qualquer suspeita, já que o estabelecimento estava com todos os documentos em dia e mostrou boas condições de higiene, todas dentro do padrão exigido por lei. Portanto, não houve o que fazer, não foi feita nenhum tipo de autuação", explica Tischer.

Fiscalização

Na equipe comandada por Tischer, há 15 fiscais e três supervisores, que atendem desde a concessão das licenças sanitárias, o monitoramento da qualidade dos alimentos e a fiscalização movida por denúncias. Esta, no caso, é a de maior demanda, já que as visitas ocorrem no horário de funcionamento dos estabelecimentos e não são previamente avisados às equipes. 

"Esse trabalho de fiscalização é principalmente educativo, já que interdição e autuação só ocorrem quando há um risco efetivo para a saúde do consumidor. No caso, se tivéssemos encontrado uma barata, o estabelecimento seria autuado. Entretanto, para outras infrações que são mais brandas, nós estipulamos um prazo para a adequação e num prazo de 30 dias voltamos para conferir os ajustes, mas somente nesses casos mais brandos", explica a servidora.

 

De acordo com Tischer, entre os aspectos observados numa fiscalização, destacam-se basicamente três: a estrutura física do espaço, a documentação necessárias e a implementação de boas práticas de higienização, como uso de toucas, uniforme na cozinha, limpeza, uso de sabonete bactericida, papel toalha e lixeiras com pedal. Ela também relata que a maioria das denúncias não chega a sanções efetivas ao estabelecimento e que muitas delas podem ser fraude. "Por isso, a fiscalização precisa ser muito imparcial e se ater aos aspectos especificados pela legislação", conclui Tischer.

Por meio de nota, a assessoria do Shopping Norte Sul Plaza afirmou que fará investigação sobre o fato, mas não deu detalhamentos. “Cada operação da Praça é de Alimentação é responsável pela qualidade e manipulação dos alimentos servidos. O Norte Sul Plaza lamenta o ocorrido e está investigando o caso", traz a nota.

Entenda o caso

Um cliente do restaurante Mistura Grill usou as redes sociais para denunciar que teria encontrado uma barata num purê de batatas na última sexta-feira (23). A denúncia foi feita no grupo &39;Aonde Não Ir Em Campo Grande&39;, no Facebook. Na imagem registrada e divulgada pelo jovem, é possível ver a barata retirada do pote com purê de batatas, mas ainda assim, segundo o cliente, o restaurante tentou argumentar. “É uma barata germânica, em fase adulta, já trabalhei alguns anos no ramo de controles de pragas”. Depois de falar com os funcionários, ele teve o valor da refeição ressarcido.

Ainda inconformado com o desprezo do atendimento, ele criticou. "A gerente me devolveu o valor do prato e não olhou na minha cara, nem para se desculpar". Revoltado, o consumidor fez um alerta à outros clientes. “Nunca mais volto lá. Fica o alerta, é revoltante um estabelecimento não oferecer as mínimas condições de higiene”.

› FONTE: Bonito News (www.novo.bonitonews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: