Bonito News
Cotação

Ruiter quer diminuir de 16 para 12 secretarias e número de comissionados

Publicado em 29/12/2016 09:56 Editoria: Cidades News sem comentários Comente!


O prefeito eleito de Corumbá, quarta maior cidade sul-mato-grossense, Ruiter Cunha (PSDB), disse que uma das suas primeiras ações será diminuir o número de secretarias e também de comissionados no município. Ele afirmou ainda que todo secretariado será trocado.

Ruiter venceu a eleição contra dois outros candidatos, tendo como principal, o atual prefeito Paulo Duarte (PDT). Ambos estiveram por muito tempo juntos no PT e mudaram de siglas e sem contar que sempre foram próximos na cidade, politicamente e pessoalmente. O terceiro que disputou o pleito foi Elano, do PPS.

O chefe do executivo a partir de 2017 na cidade corumbaense disse que logo de início pretende diminuir a quantidade de secretarias para enxugar a máquina pública. “Entre as primeiras medidas está uma reestruturação da máquina, reduzir o número de secretarias de fundações, de autarquias hoje existentes. Atualmente tem 9 secretarias e 7 fundações/autarquias, totalizando 16 pastas no município. O estudo é para que fique entre 12 e 11 ou talvez a gente consiga enxugar mais um pouco”.

Outra medida primordial apontada pelo prefeito eleito é com relação aos cargos comissionados. “Tivemos um levantamento já e o número de comissionados é muito grande. Vamos ter que fazer uma redução para atingirmos nosso objetivo de reduzir os gastos. Estamos em fase de elaboração de quantos de fato vamos tirar, mas atualmente temos cerca de 500, entre comissionados e cargos de confiança e queremos reduzir pelo menos a metade, uns 50%.

Com relação a transição, Ruiter diz que está bem formal. “A transição está bem burocrática, nada de disposição e atendendo somente aquilo que a resolução estabelece”. Sobre o secretariado, o prefeito eleito diz que todos serão trocados. “Estamos trabalhando nisso e a ideia é fazer com que a gente tenha a equipe no mês de dezembro, para que as pessoas possam já ir se habituando à pasta que vai gerir. Todos serão trocados, não tem possibilidade alguma de manter algum dos componentes da atual administração”.

Ao ser questionado sobre o cenário que espera pra 2017, de modo financeiro, o prefeito eleito não tem boa previsão. “Temos acompanhado relatório da equipe de transição e os números não fogem muito do que temos nos demais município do país, como receita indicando uma estagnação econômica. O cenário que se deslumbra vai exigir dos prefeitos muita criatividade para estar superando essas adversidades e acima de tudo um comprometimento de toda equipe”, concluiu Ruiter.

Cunha recebeu 23.566 votos, Duarte 21.027 e Elano 6.185.

› FONTE: Bonito News (www.novo.bonitonews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: